lisborlas

Tudo Gratuito Em Lisboa E Arredores

DOC EUROPA III – Mostra de Documentários


PROGRAMAÇÃO

17/06 | SEXTA

19h30 | Países Baixos, PORTUGAL

 Mum, Países Baixos, 2009, 20’

Adelheid Roosen

A mãe de Adelheid está numa enorme banheira, sentada no colo da sua outra filha, que a segura afectuosamente.Roosen usa a câmara para entrar no mundo da mãe, que sofre de Alzheimer. Uma procura visual, afectuosa e alegre de compreender uma doença misteriosa.

48, Portugal, 2009, 93’

Susana de Sousa Dias – com a presença da realizadora (Porto)

O que pode uma fotografia de um rosto revelar sobre um sistema político? O que pode uma imagem tirada há mais de 35 anos dizer sobre a nossa actualidade? Partindo de um núcleo de fotografias de cadastro de prisioneiros políticos, 48 procura mostrar os mecanismos através dos quais um sistema autoritário se tentou auto-perpetuar durante 48 anos.

 17/06 |Sexta

22h00 | Itália, Reino Unido

 The Castle, Itália, 2011, 90´

Massimo D´Anolfi, Martina Parenti

Para além do ocasional saco perdido e de alguns desencontros, as operações do dia-a-dia do Aeroporto Malpensa, em Milão, passam despercebidas aos viajantes. Depois do 11 de Setembro as viagens aéreas têm uma segurança mais apertada. The Castle é um olhar esclarecedor sobre esta nova era.

 1000 Voices, Reino Unido, 2009, 8’

Tim Travers Hawkins

Um atendedor de chamadas abandonado na cave de um ministério começa a receber mensagens. O silêncio da linha telefónica é interrompido pelas vozes dos que estão presos indefinidamente. São entrevistas secretas a imigrantes detidos no Reino Unido.

 18/06 SÁBADO

15h00 | Eslováquia, Finlândia

User’s Manual, Eslováquia, 2008, 17’

Jana Minarikóva

Esta obra de arte foi criada por especial encomenda das Criaturas do planeta Perelandra, que contactaram os autores deste filme em Outubro de 2007. É um vídeo institucional para uso reservado e qualquer outra partilha ou sessão pública é perigosa, ilegal e punível por lei.

Within Limits, Finlândia, 2009, 87’

Annika Grof

Within Limits entra no coração das tomadas de decisão finlandesas, seguindo durante alguns meses o trabalho de quatro deputados. Na primavera de 2008 o governo finlandês propôs um aumento de 16% nas taxas da saúde e dos centros de dia, o que provocou uma acesa contestação.

18/06 SÁBADO

17h00 | Austria, Lithuania, Bulgaria, Hungria

The Passion According to the Polish Community of Pruchnik, Áustria, 2009, 30’

Andreas Horvath

Na comunidade polaca de Pruchnik, a Sexta-feira Santa é celebrada com a destruição de uma imagem de Judas. Um boneco é arrastado pelas ruas da cidade, espancado, queimado e atirado ao rio. Atribuir o deicídio aos Judeus torna-se num momento fundamental na vida da comunidade.

Anything But Black, Lituânia, 2009, 20’

Ausra Linkeviciute

“Nasces e morres”, declara de forma confiante uma mulher de 80 anos enquanto experimenta o seu futuro “vestido de morta”. Uma atitude pouco convencional perante a morte, mais dócil, menos sinistra e com sentido de humor.

Silence Is Golden (a.k.a. The Gold Diggers Are Coming!), Bulgária, 2006, 20’

Nikola Boshnakov

Os residentes de Krumovgrad, na Bulgária, lutam contra a Dundee Precious Metals, uma companhia mineira canadiana, numa colisão entre o baixo nível de vida e o espírito corporativista.

Berlinskaya Fuga, Hungria, 2009, 14’

Denes Nagy

Uma paisagem feita de fumo, poluição, cães abandonados e intermináveis linhas de apartamentos idênticos. Tânia cresce envolvida no calor humano da sua família. Subitamente, chega o dia em que ela tem de enfrentar a dura realidade.

18/06 SÁBADO

19h00 | Alemanha, Espanha, Irlanda

Oral History, Alemanha, 2009, 22’

Volko Kamensky

Existe realmente uma memória colectiva? E, assumindo que existe, será possível representá-la de algum modo? E questioná-la? Um relato da terra dos Irmãos Grimm, com um twist final surpreendente.

CALIDOSCOPI. 41,2ºN – 1,8ºE, Espanha, 2010, 23’

Imma Serra

Um pequeno ponto no mapa, uma partícula na vastidão do universo. Neste exacto local, num cruzamento, e durante quatro estações, uma câmara explora a transformação da paisagem, provando a máxima de Heráclito “tudo é movimento”.

Build Something Modern, Irlanda, 2011, 70´

Nicky Gogan, Paul Rowley

África, anos 50. As nações colonizadoras preparam-se para a retirada. Esta é a história de um cânone secreto da arquitectura – jovens arquitectos visionários que, estranhamente, tiveram pouco reconhecimento no seu próprio país, a Irlanda.

18/06 SÁBADO

22h00 | Dinamarca, Estónia, Bélgica

 The World’s Best Hubert, Dinamarca, 2010, 23’

Mette Maersk

The World’s Best Hubert é um abanao em 11 partes. Um documentário ao mesmo tempo acutilante e desfocado, onde Ib Hubert Bundgaard e o seu irmao Kjeld se confrontam com as suas filosofias de vida.

Maestro, Estónia, 2009, 25’

Manfred Vainokivi

Quando temos 80 anos e tirámos fotografias de mulheres nuas durante 50 anos e tentamos continuar a viver – o que é que podemos fazer senão continuar a tirar fotografias, usando uma máquina das antigas e luvas brancas.

In Case of Loss of Pressure, Bélgica, 2009, 46’

Sarah Moon Howe – com a presença da realizadora (Cascais)

”Para conseguir sobreviver, filmei o que experienciei com o meu filho diariamente e andei em digressão com uma companhia de dança alguns dias por mês, ao longo de dois anos. Se queria ajudar o meu filho, também tinha de tomar conta de mim.” Em caso de despressurização, as hospedeiras aconselham os pais a colocarem primeiro as máscaras de oxigénio e só depois colocar as máscaras nas crianças.

19/06 DOMINGO

15h00 | Luxemburgo, Suécia

En Dehors de l’Eau, Luxemburgo, 2010, 15’

Cyrus Neshvad

1979, revolução no Irão. Uma família exila-se no Luxemburgo. 30 anos mais tarde…

One Thousand and One Nights (Damn Those Lovely Men) Suécia, 2010, 80’

Fateme Gosheh, Isa Vandi – com a presença da realizadora (Cascais)

O impensável aconteceu. Fateme apaixona-se pelo seu arqui-inimigo. Como defensora dos direitos das mulheres, tem dificuldade em admitir que se apaixonou pelo opressor: um homem muçulmano.

19/06 DOMINGO

17h00 | Letónia, Polónia, Roménia

Dance of Elves, Letónia, 2009, 28’

Aija Bley

Dance of Elves é a viagem de uma menina entre o sonho e a realidade.

A Piece of Summer, Polónia, 2010, 24’

Marta Minorowicz

Últimos dias de férias de verão. Um avô espera a chegada do neto. Rodeados pela natureza selvagem, os dois tentam compreender-se um ao outro.

Birds Way, Romania, 2009, 56’

Klara Trencsenyi, Vlad Naumescu

Birds Way é um documentário criativo que nos guia através de uma remota aldeia de “velhos crentes” no delta do Danúbio, na Roménia – e que segue a rota de pássaros migrantes.

19/06 DOMINGO

18h00 | Eslovénia, França, Chipre

Munira, Eslovénia, 2011, 55´

Rudi Uran

O que acontece quando os “pequenos e pouco importantes” se vêem perante “os grandes e importantes”? Munira Subašić simboliza os que sobreviveram ao genocídio de Srebrenica e representa todas as mulheres Bósnias.

Deyrouth, França, 2010, 17’

Chloé Mazlo

Verão de 2006, Paris, França.

Chloé espera pacientemente pela sua partida para Beirute. Decidiu celebrar o trigésimo aniversário da chegada dos seus pais a França com uma road-trip até ao Líbano. Ironicamente, uma nova guerra começa poucos dias antes da sua partida.

Hidden in the Sand, Chipre, 2008, 37’

Vasia Markides – com a presença da realizadora (Cascais)

Em 1974 um golpe militar no Chipre deu à Turquia luz verde para invadir a ilha. Desde aí, Varosha foi ocupada. Cercada por arame farpado e sob vigilância dos militares turcos, Varosha passou de “Riviera do Chipre” a delapidada cidade-fantasma.

19/06 DOMINGO

22h00 | Malta, República Checa, Grécia

Censor Fortress, Malta, 2010, 28’

Ramon Mizzi

Malta é um estado católico com medo de mudar e a censura nas artes é a forma mais fácil de controlo. Em 2009 Malta transformou-se numa fortaleza de censura e ouvimos agora falar de estudantes universitários presos por publicar ou escrever conteúdos ficcionais controversos.

Revolution Girls, República Checa, 2009, 70´

Natasha Dudinski, Tatana Markova

Quatro mulheres checas da geração de 89, estudantes de Filosofia em Praga, tiveram um papel activo na Revolução de Veludo. Vinte anos depois, Jana é membro do Parlamento Europeu, Alena escreve livro após livro, Alice é uma mulher de negócios e Pavla dedicou a vida à música e à busca espiritual. Terão conseguido realizar os seus sonhos?

December Seeds, Grécia, 2009, 29’

Panagiotis Karagiorgas – com a presença do realizador (Porto)

O fantasma de Alex vagueia pelas ruas de Atenas enquanto a cidade arde. Uma rapariga estranha inicia-o no mundo de um filme inexistente, The Seeds, de Chris Marker. December Seeds traz para a actualidade a Grécia dos motins e manifestações de Dezembro de 2008.

Anúncios

Seja o Primeiro a Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: